Projetos

Hospitalidade e Qualificação Profissional na Ação Global

O Programa Ação Global, realizado pelo SESI e Rede Globo, forma uma rede de atendimento que oferece serviços gratuitos de documentação, saúde preventiva, educação, esporte e lazer, porta de entrada para a cidadania e todos os direitos associados a ela. Este ano, o Ação Global São Luís, será realizado em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na cidade universitária, no dia 05 de maio, próximo sábado, das 08h às 17h00. Todas as áreas de conhecimentos da universidade foram convidadas a participar desta ação, oferecendo serviços voluntários e gratuitos à comunidade.




Cartaz-convite na sala do projeto

A fim de evidenciar a importância do setor de turismo e hotelaria para a sociedade, o Núcleo de Projetos e Pesquisas em Hotelaria (NuPPHo) vai realizar várias ações, como a “Campanha Dia do Bom Dia”, que busca sensibilizar as pessoas para o papel de cada um em prol de uma cidade mais hospitaleira e a ação Profissionais da Hotelaria e do Turismo: abrindo portas para o mercado de trabalho”, que tem o objetivo de apresentar oportunidades de trabalho no mercado de turismo e hotelaria, com alguns cargos básicos (como camareira, mensageiro, garçom), realizar oficinas para despertar o interesse pela qualificação profissional nestas áreas e apresentar caminhos para inclusão neste mercado.



Adesivo para sensibilização


Teremos um espaço semelhante a alguns ambientes do hotel, como um restaurante e um quarto. Os participantes terão a oportunidade de ver e aprender as técnicas para fazer a mise en place de uma mesa e arrumação de uma cama e enxovais. Também vamos orientar sobre a elaboração um currículo interessante, e produzir o currículo dos interessados, e como se comportar em uma entrevista de emprego. 

Aproximadamente 40 discentes dos cursos de hotelaria e de turismo da UFMA estarão envolvidos nas atividades, com a coordenação de vários docentes, e o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Maranhão) e do Hotel Praia Ponta D’Areia.
Convidamos os estudantes de hotelaria e de turismo, os colegas professores, profissionais e demais interessados para conhecer e colaborar com esta atividade.

Breve postaremos alguns resultados...mas desde já, prevemos que serão os melhores possíveis.



Banner digital do projeto
       
Ações Hospitalidade e Educação Profissional na Ação Global

1  Boas-vindas: “Dia do Bom Dia”
2 Realização de micro-oficinas:
2     + Arrumação de camas e enxovais;
      + Organização de mesas;
2    + Elaboração de currículos;
2    + Preparação para entrevista de emprego;
2    + Atendimento de excelência;
2    + Guiamento de grupos.
3  Elaboração e impressão de currículos;
4  Apresentação interativa dos cargos de base da hotelaria e do turismo;
5  Indicação dos caminhos para adquirir qualificação profissional na área;
6   Esclarecimentos e informações sobre o trabalho na hotelaria e no turismo.

Mais informações:


____________



Quer participar da equipe que faz a UFMA 
cada dia mais acolhedora!?


Mais informações no blog do Projeto: 






Projeto de extensão “Hospitalidade no Campus”

O projeto Hospitalidade no Campus busca implementar ações em prol da hospitalidade no Campus do Bacanga (UFMA), envolvendo discentes, docentes e demais servidores. A hospitalidade vem ganhando importância enquanto área de estudo e prática social. Para pessoas, empresas e cidades, o “ser hospitaleiro” é cada vez mais necessário ao convívio e bem-estar. Uma hospitalidade de excelência considera aspectos tangíveis- a infra-estrutura- e intangíveis – ações das pessoas.
A hospitalidade está associada a ações do cotidiano, como: educação, acolhimento, solidariedade, cidadania, respeito, convívio, gentileza, cordialidade.
As ações do projeto compreendem:
a)      Campanhas de sensibilização da comunidade acadêmica para a prática da hospitalidade no campus;
b)      Qualificação técnica para o “bem receber” direcionada aos servidores e colaboradores terceirizados;
c)      Diagnósticos sobre os elementos estruturais que podem contribuem para que os usuários sintam-se “acolhidos” no campus;

Campanha Pratique a Hospitalidade - Dia do Bom Dia!



A hospitalidade, como prática e área de estudo da academia, vem ganhando cada vez mais importância na sociedade diante dos diversos aspectos que, por muitas vezes, justificam a hostilidade entre as pessoas. Como prática, está associada ao “bem receber”, seja na forma de como recebemos um familiar, amigo ou visitante, em nossa casa ou cidade, ou ainda, no aspecto mais comercial, em acolher os visitantes. Os espaços para a apresentação desta hospitalidade compreendem locais do cotidiano, como toda a cidade, ou espaços mais específicos, privados ou públicos, como hotéis, restaurantes, ruas, praças e mercados.
No cotidiano da universidade, milhares de pessoas saem de suas residências para trabalhar ou estudar no campus. Também é comum a presença de “visitantes”, sejam os novos discentes, que chegam aos milhares, a cada ano, sejam usuários da comunidade, que de alguma forma, precisam dos serviços da universidade, ou mesmo “turistas”, que vem participar de eventos científicos. Observando esta realidade, verificou-se que é possível e preciso desenvolver ações para “bem receber” as pessoas que vem ao Campus da Universidade Federal do Maranhão em São Luís.
O interesse em transformar esta preocupação em ação de extensão, se justifica tanto pela necessidade de reconhecimento e apoio da administração da UFMA para esta ação, como pela oportunidade de desenvolver habilidades técnicas para os discentes. Este sentimento foi traduzido em forma de projeto de extensão, e teve o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, com a concessão de duas bolsas para os discentes e o reconhecimento institucional, nascia o Projeto Hospitalidade no Campus, coordenado pelo Prof. Msc. Davi Andrade, do Departamento de Turismo e Hotelaria.
A fim de conhecer a percepção dos discentes, docentes, servidores e demais usuários do campus, sobre a hospitalidade, e em especial, como ela é percebida no campus do Bacanga, a equipe do projeto realizou uma pesquisa diagnóstica.
Foram realizadas 100 entrevistas, nos meses de junho e julho de 2011, com uma amostragem aleatória, sem preocupações estatísticas, mas com o cuidado de ouvir representantes de todos os grupos e dos vários centros de ensino do campus (Ciências Sociais, Humanas, Saúde e Tecnologia). Para tanto, as pesquisadoras abordaram os entrevistados em áreas comuns (centro de vivência, paradas de ônibus) e nas coordenações e departamentos.
Estes resultados foram analisados e discutidos pela equipe, dotando-a de mais propriedade para a condução das ações prevista no projeto Hospitalidade no Campus.
A comunidade acadêmica compreende o que é ser hospitaleiro, sendo associado ao bem-receber, à educação e à gentileza. Os entrevistados não afirmam espontaneamente que o campus é um espaço onde pode ser praticada hospitalidade, mas ao se perguntar se é possível ser hospitaleiro no campus, quase todos responderam que sim. Por outro lado, 45% dos entrevistados afirmaram que não percebem esta hospitalidade no cotidiano da universidade, e 25% percebem “às vezes” ou “pouco”. “É interessante verificar que as pessoas percebem a hospitalidade como uma ação do comportamento das pessoas, pois poucas apontaram a infra-estrutura como fator mais importante para a hospitalidade, assim como acontece nos hotéis”, destaca o Prof. Davi Andrade.
Com base nos resultados da pesquisa diagnóstica e em observância a outras ações de sensibilização da comunidade universitária, como a realizada recentemente pelo Restaurante Universitário, em prol de uma mudança de comportamento, foi elaborada a primeira campanha do projeto, com o lema “Pratique a Hospitalidade”. A campanha tem o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre o papel de cada uma na manutenção de um ambiente acolhedor no campus e acontece junto às comemorações do dia do Hoteleiro (com a III Semana do Hoteleiro na UFMA).
Nos dias 08, 09 e 10 de novembro a equipe do projeto lhe desejará um bom dia, com um sorriso, e deixará dicas de como ser mais hospitaleiro.

Informações: Núcleo de Projetos e Pesquisas em Hotelaria | 3301-8413
hospitalidadenocampus@yahoo.com.br | hospitalidadenocampus.blogspot.com
Facebook: hospitalidade no campus
Campanha “Pratique a Hospitalidade: Dia do bom dia!”